Dicas de como Filmar com Gimbals

1 - Calibre e configure seu gimbal corretamente.

Para garantir as melhores imagens, com equilíbrio e alinhamentos horizontal e vertical corretos, leia o manual do seu gimbal e faça as configurações para calibrar e balancear o aparelho. Procure vídeos no youtube com o nome do seu gimbal se tiver alguma dificuldade.
Gimbals de 3 eixos exigem mais atenção e um apoio plano e nivelado.
Já modelos de Gimbal de 1 eixo calibram automaticamente ao ligar.
Gimbal calibrado ok, passe para o próximo passo

2 - Lente grande angular

Quando em movimento, sempre que possível, use a lente grande angular do seu celular. Ela aumenta o ângulo de visão e a sensação de movimento. Isso acontece porque a tela mostra muito mais pixels se movendo.

Diferença da lente normal pra grande angular:

Comparação de imagem captada com lente comum e lente grande angular

Se seu aparelho não tem uma lente wide angle, é altamente recomendado comprar uma lente grande angular móvel para celular, que se adapte bem ao seu modelo de smartphone.

Diferença da Lente Grande Angular Móvel para Celular


3 - Aprenda o básico

Aprenda os movimentos básicos. Existem milhares de vídeos gratuitos no YouTube ensinando como fazê-lo. Mostraremos nas dicas seguintes alguns desses movimentos.
Professora no quadro ensinando a usar o gimbal da lunosom.com

4 - Segure com as 2 mãos

Em alguns momentos, vai ser melhor e mais confortável segurar seu gimbal com apenas uma mão. Mais na maioria dos casos, principalmente ao movimentá-lo para frente ou pra trás, é melhor segurar o gimbal com as duas mãos pra garantir mais estabilidade.

5 - Aprenda a Caminhada Ninja

A técnica da caminhada ninja é a mais usada em movimento.
Ela nada mais é que dobrar um pouco os joelhos e caminhar nessa posição, transferindo o peso com o mínimo de impacto e trepidação, pisando primeiro o calcanhar depois a ponta do pé e de prefrência segurando o gimbal com as duas mãos.
Caminhada Ninja com o Gimbal

Dica Bônus da Técnica Ninja Walk

A dica bônus é a melhor forma de treinar a técnica da caminha ninja. Imagine-se (ou experimente) ter que levar uma xícara cheia até a boca com café ou chá muito quente, da maneira mais rápida, e sem que nenhuma gota caia nos seus pés. A melhor forma é a caminhada ninja, apoiando uma mão na outra que está segurando na asa da xícara e caminhando com os joelhos ligeiramente flexionados evitando impacto na transferência de peso entre as pernas.
Memorize o movimento e imite essa mesma técnica quando estiver usando o gimbal.
Treino da técnica de Gimbal Ninja Walk com Xícara de Café

6 - Olhe para a sua tela

Parece óbvio mas muita gente esquece de olhar pra tela e se distrai com a ação em volta. Olhe para a tela, não direto para o que você está filmando.
Isso é para garantir o melhor controle de tudo o que está sendo capturado. Claro que você, se não estiver se movendo, ou em certas situações, pode olhar em volta, mas o melhor é não tirar os olhos da tela, piscar o mínimo e usar a visão periférica para evitar tropeçar ou esbarrar em algo ou alguém. Sempre que possível ensaie - fisica ou mentalmente - o trajeto que vai fazer antes para garantir sua segurança e a de outras pessoas e objetos.

7 - Bloquear foco e exposição

Uma vez que você decidiu qual o seu ponto de foco, clique e segure no ponto na tela do seu smartphone para bloquear o foco e a exposição. Isso evita mudanças de exposição (aquelas mudanças de luz bruscas) e deixa suas filmagens mais profissionais.

8 - Você não precisa andar

Você pode fazer muitos movimentos sem tirar seus pés do chão, transferindo o peso entre os pés e movendo os braços.

9 - Use grades

Use grades para ter melhor noção das distâncias e movimento. São linhas horizontais e verticais que te ajudam a medir enquadramento e alinhamento. A maioria dos apps de foto tem essa opção, se o do seu aparelho não tiver você pode baixar aplicativos como o 'FiLMiC Pro' na App Store ou Google Play.
Exemplo do uso de grades para filmar com o gimbal

10 - Movimento consistente

Além das trepidações, você deve também evitar movimentos aleatórios e inconsistentes, como mudanças bruscas de velocidade e direção. Esses movimentos inconsistentes, se não forem aplicados intencionalmente dentro de um contexto, deixam suas filmagens com aparência mais amadora.

11 - Uma cena por clipe

Para editar, transferir arquivos e organizar a narrativa (storytelling), o melhor é ter pequenos clipes de vídeo com cada cena gravada separadamente. As excessões são algumas longas tomadas de ação que não podem ter cortes.

12 - Recursos do Gimbal

Aprenda a usar os recursos do seu gimbal. De nada adianta você ter um aparelho fantástico como esse e não saber usá-lo 100%. Treine e ensaie filmagens utilizando todos os recursos do seu gimbal antes de precisar filmar uma ocasião real. Você deve treinar com alvos fixos e em movimento, nesse último caso use um alvo vivo como um pet ou "alugue" um amigo ou parente pra participar do treino. Vocês vão se divertir!

13 - Power Bank

Gravar o dia inteiro usando a conexão Bluetooth com o estabilizador vai matar as baterias do seu celular e do gimbal! Você precisa estar preparado levando um bom power bank ou mesmo vários deles carregados para ter tranquilidade na hora de gravar.

Power Bank Multi Cabo Carregando 5 dispositivos

14 - Grave em câmera lenta

Gravar em câmera lenta é um segredo amplamente utilizado para garantir mais qualidade e aumentar o registro de quadros do vídeo (frame rate). Você pode depois na edição deixar a velocidade como quiser e terá um registro muito mais detalhado e fluido do movimento.

15 - Misture seus ângulos

Se não tiver duas ou três câmeras filmando a cena, melhor é gravar a mesma cena, ou a continuidade dela, de ângulos diferentes, como se estivessem sendo usadas outras câmeras em diferentes posições.

Inspirado em:
15 Smartphone Gimbal Tips For Beginners | Learn The Basics FAST!
https://youtu.be/hb_CO_eIjBU

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.